quarta-feira, 15 de abril de 2009

Equilibrio, ou não, sei lá...



Paciência, justiça, sabedoria, honestidade, retidão de caratér, quais são as duas principais semelhanças entre essas características?

Em primeiro lugar são consideradas como ideais do ser humano, e segundo é que estão em falta ultimamente.

Coloquei essa imagem do personagem do desenho "Cavaleiros do zodiaco", o Dohko de Libra, pelo simples fato de que eu gosto do anime, sou desse signo e ele representar para mim essas característica.

Um tempo atrás, em que eu era um pouco mais enaltecido de mim mesmo e muito mais ignorante sobre tudo era bem capaz que eu dissesse imaginava possuir de forma plena esses ideais. Mas não, a vida ensina o quanto podemos estar errados, é verdade que sou paciente, que sou honesto, e meu caratér não tende à falhar, porém a questão de justiça e sabedoria é um pouco mais complicado.

Sabedoria, só a palavra em si não é compreendida pela maioria das pessoas, ao meu ver se trata de conhecer tanto o bem quanto ao mal e saber distinguir entre eles, entenda-se aqui que eu não considero que a sabedoria seja ou boa ou má.

Então olhando o mundo ao redor, como saber o que é o bem e o que é o mal? Tantos valores distorcidos, a ordem sendo subjugada e o prazer (seja ele de qual tipo) como objetivo principal. É a modernidade como diriam muitos de meus amigos.

Tentarei tratar diso melhor em outro post.

E bem, sem encontrar (ou saber se realmente encontrou) a sabedoria é impossível ser totalmente justo.

No instante em que deixamos de tentar conhecer a nós mesmos, e buscar a essas qualidades, é o mesmo momento em que nos abandona-mos a própria sorte ao mundo. E as consequências, bem não vou falar delas, olhem vocês mesmo ao seu redor, não para aqueles que acabaram de esolher esse rumo e ainda são jovens, pois são como vocês, olhem para aqueles que já estã assim a 10, 15, 20, 30 anos, são neles em que vã se tornar, e a vida deles que vocês vão ter, a única diferença é que vocês vão saber que poderiam ter mudado a tempo.

Nenhum comentário: